Cumprindo suas disposições estatutárias, a APEMERJ busca defender diferentes demandas e interesses dos pacientes, sobretudo quanto ao tratamento da EM, que é o que mais lhes traz apreensão.

Reconhecemos o difícil e conturbado período político e social vivido pelo país. Entretanto, sabemos que a falta de qualquer medicamento na farmácia do Estado gera nos pacientes sentimento de preocupação e insegurança quanto à continuidade do tratamento. É o que está ocorrendo atualmente.

Esta preocupação também é da APEMERJ. Tentamos obter informação fidedigna junto a diversos setores da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro visando apurar o real motivo da interrupção, mas não logramos êxito, chegando ao limite da nossa intervenção neste órgão. Através da Ouvidoria fomos orientados a informar os pacientes o que segue:

Cada paciente deverá ligar para a Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde pelo 0800 025 5525 e registrar sua reclamação identificando sua inscrição naquele órgão através do CPF”.

Mesmo reconhecendo que nos últimos anos a distribuição dos medicamentos vinha ocorrendo regularmente, manifestamos aqui nosso descontentamento quanto a forma como o assunto está agora sendo tratado. Consideramos que a regularização da distribuição dos medicamentos é dever do Estado em cumprimento ao que estabelece a Lei e um direito dos pacientes enquanto contribuintes e cidadãos.

Apesar deste quadro, continuaremos buscando outras formas de abordagem para buscar a normalização da distribuição dos medicamentos.

Rio de Janeiro, 05 de maio de 2016