A Associação de Pacientes de Esclerose Múltipla do Estado do Rio de Janeiro – APEMERJ, foi fundada em 1987 completou em agosto de 2012, seu Jubileu de Prata de trabalho voluntário.  Faz parte da FEBRAPEM (Federação Brasileira de Esclerose Múltipla) assim como cerca de 30 outras associações de outros estados brasileiros.

A APEMERJ é uma entidade não governamental que abriga um grande número de pessoas, que por diferentes motivos e de diferentes maneiras estão envolvidas com a Esclerose Múltipla. Todos os pacientes, seus familiares e membros da equipe de saúde, têm nessa associação uma possibilidade de interligar todas essas pessoas por uma rede invisível, porém bastante consistente, fundamentada no respeito, no amor, na amizade e no afeto que são nosso principal alicerce.

95% de nossos associados são pessoas usuárias do SUS, que tem no Estado o único recurso possível para iniciar e permanecer em tratamento. A vigilância da manutenção do fornecimento regular pela Secretaria Estadual de Saúde da única medicação para esta doença é uma luta constante da Associação.

Hoje, contamos com um grupo efetivo de voluntários leigos e profissionais que atuam em suas áreas específicas, nos respaldando no cumprimento de nossos objetivos, trazendo maior eficiência e consequentemente um reconhecimento por parte da sociedade como um todo.

A APEMERJ tem a “cara” das pessoas que dela participam. Ela é colorida e bonita como é sua cidade mãe, o Rio de Janeiro. Dentro de seu espaço, reina a o otimismo, a democracia, a troca de experiências e a alegria.

Ser feliz sem problemas ignorando que se é um ser vivo. São facetas de um estado biológico que é a própria vida. Nascer, crescer e viver, estar doente, ter ou não ter uma seqüela e até morrer, são apenas momentos de nossa existência.

A grande aventura é se ariscar na busca ser feliz na adversidade e, aqueles que estão em sua volta, família, amigos, conhecidos, são parceiros diretos e indiretos. Não é simplesmente cuidar, incluir momentos de conversa, de lazer e entre trocas de experiências, é a vida nos empurrando para a própria vida. É na troca, em dar e receber, para tornar feliz aquele que temporariamente ou até definitivamente passa por um problema de saúde. Esta é a bandeira das pessoas que dentro de si têm luz e desprendimento. Esta é a APEMERJ.

Luzia Lopes Trindade

Presidente