VOLUNTARIADO, A BASE DE FUNCIONAMENTO DA APEMERJ

Em vias de completar 25 anos, a APEMERJ é considerada pelos seus integrantes a instituição de Esclerose Múltipla que mais possui voluntários para auxiliar no apoio aos pacientes. Por meio dessa associação, que funciona das 10h às 16h, familiares e pessoas com EM contam com atendentes, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeutas, todos prestando auxílio gratuitamente. São pessoas que acreditam poder proporcionar mundo melhor para os pacientes.

Pessoas com diagnóstico recente e que não conhecem ainda a EM encontram apoio na APEMERJ. Esclarecimentos sobre diferentes formas da doença e de como ela pode evoluir, que medicamentos podem auxiliar no tratamento e toda informação necessária para que o indivíduo possa ter o controle da EM. A APEMERJ faz, ainda, encaminhamentos para atendimento nos diversos centros de tratamento no no Estado.

Muitas vezes familiares dos pacientes também necessitam de apoio para enfrentar a fase de descoberta da doença.  Para isso, a APEMERJ também desenvolve trabalho especializado de orientação, através de palestras e encontros sociais.  É comum familiares se envolverem e se identificarem com o trabalho da associação, tornando-se voluntários.