APEMERJ COMPLETA 30 ANOS

Há exatos 30 anos, no dia 11 de agosto de 1987,  iniciava-se uma saga pelos caminhos desconhecidos e assustadores da esclerose múltipla. Pouco se sabia sobre essa doença no Brasil.  Duas pessoas que não se conheciam, tornaram-se os alicerces fundamentais do que hoje é a APEMERJ.

Neste percurso Luzia e Emília, pioneiras no desbravamento desta estrada, perceberam que um novo rumo em suas vidas estaria traçado.  A convivência com a esclerose múltipla transformaria, não só os seus, mas o destino de inúmeras pessoas igualmente atingidas.   No trabalho persistente de agrupar, informar e ajudar pacientes, nascia a primeira organização de pacientes com esclerose múltipla do Estado do Rio de Janeiro.

É com orgulho que comemoramos este percurso, presenciando o crescimento das organizações de pacientes pelo Brasil, assim como o avanço no tratamento, resultado da união entre pacientes, médicos e de todos aqueles que compartilharam essa conquista.

Parabéns APEMERJ por 30 anos de existência !

Com muita garra e vontade de ajudar os pacientes dessa enfermidade, a APEMERJ segue cumprindo seu objetivo e, na medida do possível, trazendo-lhes alento.

O Conselho Diretor da APEMERJ agradece a todos: pacientes, familiares e amigos, que de alguma forma tenham colaborado para o nosso trabalho. Esse apoio foi e sempre será fundamental. Por isso conseguimos chegar até aqui. Quando começamos não podíamos imaginar o êxito que conseguimos.

O Conselho Diretor

————————————————————————————————————————————————–

FUNDAÇÃO DA FEBRAPEM

Federação Brasileira das Associações Civis de Portadores de Esclerose Múltipla

Com base neste espírito de congregar pacientes, várias outras cidades do país criaram sua própria associação. Com o intercâmbio entre estas Associações, foi criada a FEBRABEM – Federação Brasileira de Esclerose Múltipla. Fundada no dia 01 de janeiro de 2001 em Foz do Iguaçu, com a intenção de auxiliar a fomentar a inclusão de novas associações que desejam se formar ou se unir a outras.  A FEBRAPEM aponta para dificuldades e soluções que uma nova associação venha a enfrentar num futuro próximo.  Ela tem sede móvel e atualmente está no Estado de São Paulo.  Para obter maiores informações acesse www.febrapem.org.br

————————————————————————————————————————————————–

FEIRA NACIONAL DE ACESSIBILIDADE E REABILITAÇÃO

A APEMERJ é uma entre mais de 50 entidades convidadas pela organização da REACESS todo ano. É uma oportunidade de compartilhar com outras associações nossas conquistas e fechar parcerias com instituições preocupadas com a questão da acessibilidade em nossa sociedade. Ocupando sempre uma área vasta, em média 60 expositores podem se apresentar para os 8 mil visitantes esperados.São associações, centros sociais, de reabilitação, e instituições de pacientes que tem a oportunidade de além de conhecer os novos produtos, equipamentos e idéias, promover o intercâmbio entre as diversas organizações, consolidando a interação entre os deficientes.

Realizada anualmente, traz grandes inovações tecnológicas, como  cadeira de rodas que sobe escadas, outra que permite ao deficiente ficar em pé, rampas adaptáveis e um aparelho que se acoplado ao bagageiro do carro e recolhe a cadeira automaticamente.

Há apresentações de artistas e desportistas que sensibilizam sempre os espectadores, com suas performances admiráveis, como as demonstrações de vôlei e basquete para deficientes físicos, shows de música, além de equoterapia e test-drive de carros adaptados e cadeiras de rodas elétricas.

Estaremos atentos às atividades no gênero, participando e divulgando.

————————————————————————————————————————————————–

DIA NACIONAL DE CONCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

O dia 30 de agosto é o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla em todo o Brasil.  Nesta data, associações de vários estados promovem eventos sociais públicos com o objetivo de levar a um maior número de pessoas esclarecimentos sobre a E.M., buscando assim um contato direto, quebrando o estigma de que esta doença impossibilita a convivência social.

Por esta razão, já realizamos eventos no dia 30 de agosto de 2007,  na Cinelândia, em frente ao Amarelinho, bar tradicional em nossa cidade, comemorando este dia.

Tivemos o comparecimento de inúmeros pacientes, seus familiares e amigos e colaboradores, que compartilharam com alegria às demonstrações de solidariedade que recebemos de todos os convidados para a festa.

Contamos com a presença de vários artistas que se apresentaram em suas habilidades específicas, realizando um grande espetáculo.  Além de nossos amigos e colaboradores, pudemos encerrar o evento com a certeza da missão cumprida.

As fotos traduzem o sucesso deste encontro, que traz em si a possibilidade de agregar mais e mais pessoas, ampliando assim nosso grupo, aumentando e fortalecendo cada vez mais os laços que ligam os corações.